Notícia

De olho na segurança das barragens de Santa Maria – Jornal A Razão

Duas das três barragens que fornecem água para Santa Maria passarão por uma análise técnica para indicar o nível de segurança das estruturas. A intenção é garantir que os reservatórios de água não correm risco de acidentes, como rompimentos, que poderiam ser catastróficos para a população das áreas próximas.

As barragens Saturnino de Brito e do DNOS serão as primeiras da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) no Estado a passarem pelo estudo. A estatal abriu licitação na semana passada para contratação de empresa especializada visando à elaboração de laudos de segurança das duas reservas. O serviço custará R$ 66 mil e terá duração de quatro meses. A terceira estrutura que integra o complexo de abastecimento de Santa Maria, o reservatório Rodolfo Costa e Silva, em Itaara, passará por análise posterior.

O parecer técnico atenderá aos requisitos de operação previstos na lei que trata da política de segurança de barragens. Esse tipo de análise ajudará a tranquilizar a população sobre o nível de segurança das estruturas, principalmente após a tragédia ocorrida em novembro de 2015 na cidade mineira de Mariana. O rompimento de duas barragens da mineradora Samarco gerou um mar de lama que devastou um distrito inteiro e deixou 19 mortos. Foi uma das maiores tragédias ambientais já ocorridas no país.

O superintendente regional da Corsan em Santa Maria, José Epstein, ressalta que as estruturas de Mariana eram diferentes. Elas tinham o mesmo objetivo, de contenção de material. Porém, em vez de apenas água deveriam impedir vazamentos de lama e rejeitos da exploração de minérios.

As barragens de Rodolfo Costa e Silva (Val de Serra) e Saturnino de Brito foram construídas com concreto e têm maior resistência. A estrutura localizada em Itaara é moderna, erguida no final da década de 90 com tecnologia avançada. A Saturnino, que fica no município de São Martinho da Serra, é da década de 30, mas passou por uma grande reforma nos anos 70 depois de fortes chuvas ocorridas no Estado.

Confira a matéria completa Aqui!